quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Publicidade: áreas de atuação e o papel da Internet

As agências de publicidade são responsáveis por todo o processo de planejamento, criação e veiculação de ações publicitárias. Tais atividades ocorrem com um modelo: dividir para conquistar! Este pensamento é a base da divisão de tarefas e a união de esforços de vários profissionais para concretizar o início e fim de uma idéia. As agências possuem alguns profissionais “excêntricos” que são os profissionais criativos, responsável pela idéia que irá alavancar um produto e serviço de forma estratégica e bem pensada. A seguir, segue a estrutura básica de funcionamento de uma agência, desde o início com o contato com o cliente, até o fim do projeto, com a produção da Ação publicitária:
•Contato/Atendimento: tem grande responsabilidade pois é o elo de ligação entre o cliente e a agência. Este profissional deve possuir grande entendimento da metodologia e processo interno da agência e transparecer de forma simples e objetiva.
•Planejamento de Mídia: é responsável pela estratégia de abordagem afim de atingir o máximo de resultado com o mínimo de investimento. Responsável por focar no público alvo de forma satisfatória, entendendo o nicho de mercado.
•Planejamento/Comunicação: A equipe de planejamento é responsável em reunir os objetivos e traçar as metas. É imprescindível o conhecimento de todos os passos do projeto, da sociedade, da cultura, além do perfil do público alvo.
•Departamento de Criação: a base criativa da agência e das campanhas publicitárias. Este departamento cuida não só das boas idéias das campanhas, mas também de todo o aspecto visual das mesmas, é composta pela aliança entre a equipe de arte e os redatores.
•Produção Convencional: é responsável pela parte operacional de contato com mão-de-obra, fornecedores, etc. É segmentada pela produção gráfica, e também pela produção eletrônica.
•Produção Web, ou produção on-line: a grande expansão da internet como meio de comunicação é uma crescente oportunidade de campanhas, sobretudo as famosas campanhas virais. Este departamento novo e ainda não corretamente formalizado ganha cada vez mais espaço. Uma grande vantagem da utilização de campanhas on-line, é a possibilidade de mensuração de resultados devido as ferramentas de diagnóstico de visitas disponíveis, sendo possível segmentação por cidades e regiões.

A carreira de publicidade e propaganda é muito dinâmica e traz grande valorização pessoal ao profissional por ter a possibilidade de ver seu trabalho exposto, e colher os frutos do mesmo. Uma caractrística é a velocidade de retorno dos resultados, pois as campanhas muitas vezes utilizam os meios de comunicação mais populares, garantindo grande visibilidade.
Fonte:guiadacarreira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga tudo, não nos enconda nada!